Noite em Caxias

Fui ao bar Marechal onde ocorria uma noite cultural com exposição de zines e artes. Entrei e estranhei, pois o local parecia um boteco comum. Achei a cerveja cara para os padrões interior, um latão de Polar eram R$8,00. Não bebi muito, já que tinha me fartado na janta. 

Após esta entrada, vi que o ambiente era muito maior. Havia um pequeno palco e uma área externa mais à frente, onde os artistas mostravam seus trabalhos. Ficamos um tempo por ali. Ouvimos ainda uma banda, e depois saímos para ver mais coisas na cidade.

  Banda tocando
Próximo à estação ferrovoária é onde a coisa fervia. Ouvi música de todos os tipos vindo dos bares e baladas. A que reinava era “sertanejo universitário”. Não é minha onda. Paramos em um bar chamado Mississipi, onde toca blues. Parece legal.

Numa outra noite fomos conhecer algo realmente gaúcho, indo a uma casa chamada Paiol. O local era de madeira, rústico é bonito. Recebi a comanda e logo quando entro escuto a banda cantar o seguinte verso: “sou do tempo que homem gostava só de mulher”. Claro que ri e comentei com os amigos. 

  

  Banda no Paiol
Esperamos um tempo para sentar, as mesas parecem ser bem disputadas. Pedimos uma caldeirada – acho que era este o nome, uma mistura de cerveja preta, branca, conhaque e outras coisas que não lembro. De cara parecia doce, eu e minha amiga não gostamos muito porém tomamos quatro jarras. Pedimos linguiça bock, cachaças temperadas e bolinhos para matar a fome. Tudo muito bom.

O mais interessante foi ver como as pessoas vivem sua cultura. Vi alguns homens com o traje típico gaúcho e me adimirei. Ouvi o parabéns gaúcho. Gostei de ver que as pessoas honram suas tradições. Não é à toa que já buscaram sua independência. Realmente têm algo diferente do resto do Brasil e que também não é Europa. 

Numa outra noite fui fazer algo mais “cult”, fui à uma peça de teatro. Bukowiski – histórias da vida subterrânea. Não conhecia muito sobre o cara. Dei uma lida antes pra saber um pouco. Foi muito interessante, teatro e arte no geral mexe muito conosco. Quero em breve ler algo de Bukowiski, embora eu acredite que não me identificarei muito com o tipo de literatura. 

  Palco
Isto foi um pouco da minha diversão noturna. De resto ficamos em casa papeando, botando conversa em dia. 

Deixe um comentário